Benefícios dos produtos lácteos no tratamento e prevenção da hipertensão e diabetes

SUMÁRIO

Os progressos científicos em Nutrição, Medicina e Ciências dos Alimentos teve impacto profundo na aproximação do consumidor com a nutrição. Há uma conscientização crescente de que muitas doenças crônicas são causadas por dietas desequilibradas.

[EN PORTUGUÉS]

Além da prevenção de doenças, o papel dos alimentos como agente incrementador da saúde tem sido proposto e uma nova classe de alimentos, chamadas de alimentos funcionais, está surgindo. O termo é usado para indicar alimentos que contêm componentes promotores da saúde e não somente nutrientes tradicionais.

Deste ponto de vista, pode-se argumentar que leite e derivados pertencem à família dos alimentos funcionais, repletos de peptídeos bioativos, bactérias probióticas, ntioxidantes, cálcio altamente absorvível, ácido conjugado linoléico e outros componentes biologicamente ativos. Este artigo revisa e discute alguns dos últimos achados, tendo em vista o papel do leite e derivados na nutrição e saúde.

 

Licinia de Campos
Brasil. Graduada en Nutrición (Universidad de São Judas Tadeu, Brasil), con formación en gastronomía. Postgrado en Gestión de Negocios de Servicios de Alimentación (SENAC) y Especialización en Docencia y Didáctica para la enseñanza superior en Turismo y Hotelería (SENAC). Especialización en Antropologia Alimentaria. Consultora gastronómica- nutricional de sitios web especializados. Consultora y asesora especializada en Gestión Operacional Administrativa de Unidades Alimentarias. Cursando Maestría en Ciencias Nutricionales y Dietéticas, Universidad de León, España.